Entre Centro e Floresta, confira o roteiro da rua Sapucaí

14 Mar 2016

Um horizonte único onde a beleza do tradicional bairro Floresta converge com o as peculiaridades do Centro da capital. Um caminho entre dois famosos viadutos. Um cenário encantador que contempla o conjunto arquitetônico da Praça da Estação. Uma rua que une gastronomia, cultura e arte. Estes são os motivos que nos levaram a escolher a rua Sapucaí para ser a protagonista do nosso primeiro roteiro. Vamos lá!

 

1. Benfeitoria

Foto: Magê Monteiro / Reprodução Facebook

 

Reconhecida como um coletivo de arte e cultura, a Benfeitoria é um espaço aberto de quarta a domingo que promove oficinas, feiras, exposições, cursos, cinemas, shows e o que mais a criatividade sugerir. Inaugurado há mais de 1 ano, o galpão é fruto da necessidade de crescimento do coworking da rua Silva Jardim, também de mesmo nome e que já soma 4 anos.

 

A agenda da Benfs (carinhosamente chamada pelos mais íntimos) é bem dinâmica e por isso é divulgada semanalmente em sua página no facebook. O bar é um laboratório, e os drinks, na maioria das vezes, casam com os eventos do local. O destaque fica para a CaipCatu, a queridinha da turma. Já os pratos, levam a assinatura do chef argentino Nico Bolini e são atrações a parte. Com opções tradicionais e veganas, as pizzas, as empanadas e os pães de queijo recheados dão todo o sabor do lugar.

 

Foto: Siga BH

 

Além de se destacar por sua proposta colaborativa e bem atual, a Benfeitoria carrega uma relação muito bonita com a rua. Moradora do bairro Floresta desde a infância, a sócia Jordana Menezes conta que a Sapucaí sempre foi a sua rua preferida da vida. “Quando decidimos ampliar a Benfeitoria, a Paula (uma das sócias) estava terminando um trabalho da faculdade, em que precisava fixar lambe lambe pela cidade. Ao chegar na porta do galpão, pedimos permissão para a dona (que mora ao lado) e daí começamos uma conversa que terminou com a locação do espaço.” E foi assim que, para Jordana, a Sapucaí escolheu a Benfeitoria.

 

SERVIÇO: Rua Sapucaí, 153, Floresta | Aberta quarta e quinta, das 19h à 00h e sexta e sábado, das 19h à 01h | Facebook |

 |

 

2. Dorsé Bar e Restaurante

Foto: Reprodução Facebook

 

Caminhando mais um pouco pela Sapucaí, encontramos o Dorsé - um misto de bar e restaurante inaugurado em novembro de 2015 - e que é capaz de encher os olhos e os estômagos daqueles que não abrem mão do melhor da gastronomia. De acordo com Gustavo Castro, um dos sócios do local, o nome faz referência ao Museu d’Órsay, localizado em Paris, cujo edifício já abrigou uma estação ferroviária, o que nos remete ao Museu de Artes e Ofícios, da Praça da Estação, que fica logo ali a frente do bar.

 

A brusqueta feita com massa de pão de queijo é uma ótima pedida. | Foto: Diego Moreira

 

A decoração informal e os preços atraentes fazem do Dorsé uma ótima escolha para um encontro, um happy hour, um almoço ou jantar. Seu cardápio, elaborado através de uma consultoria do Chef Raoni Ribeiro (Mercearia 130) junto ao Elmo Barra (sócio do Dorsé), vai da comida mineira simples - como torresmo, bruschetta mineira e pastel de angu - à pratos mais sofisticados - como coxinha de tapioca, ceviche e tartar de salmão. Além das tradicionais cervejas long neck, o Dorsé também oferece chope, cervejas Bäcker, sucos, cachaça da casa, drinques e uma carta especial de vinhos. Acredite: você precisa conhecer o Dorsé.

 

SERVIÇO: Rua Sapucaí, 271, Floresta | Aberto de terça a sexta, das 11h30 à 00h; sábado, das 12h à 00h; domingo, das 12h às 18h | Contato: (31) 3327 8516 | Facebook | Instagram: @dorsebh |

 

 

3. Salumeria Central

Foto: Leandro Aragão

 

Que tal uma pausa para degustar salames, queijos artesanais, massas, risotos e outras iguarias? O caminho da Sapucaí ainda nos presenteia com o surpreendente restaurante Salumeria Central.

 

Inaugurado em 2012, o restaurante é um pedaço da Itália em BH e o seu nome faz referência aos produtos de carne de porco - como presunto, salame e outros frios. No ambiente, os queijos e salames compõem a decoração, que também conta com obras de arte em forma de videoinstalações, produzidas pelos artistas Eder Santos e André Hallak.

 

A paturrilha de porco é um dos pratos mais conhecidos da casa. | Foto: Leandro Aragão

 

A cozinha é comandada pelo chef italiano Massimo Battaglini, eleito Personalidade Gastronômica pela revista Veja Comer & Beber, em 2014. Entre os pratos mais apreciados estão a panturrilha de porco, porchetta, linguiça de javali, e os excêntricos sanduíches. A Salumeria Central também foi destaque em publicações nacionais de gastronomia e cultura e o seu diferencial está na valorização dos produtos da terra, através de parceria com pequenos produtores.

 

SERVIÇO: Rua Sapucaí, 527, Floresta | Aberto de segunda a domingo, a partir de 11h30 | Contato: (31) 2552-0154 |

 

 

4. Pecatore 

Foto: Reprodução Facebook

 

Logo ao lado da Salumeria, o mar está para peixe. Aberto em 2013, por meio de uma parceria entre o chef Massimo Battaglini e outros sete sócios, o Pecatore já se estabeleceu como um dos restaurantes preferidos dos mineiros que adoram peixes e frutos do mar.

 

Foto: Reprodução Facebook

 

O ambiente remete às tradicionais peixarias, com azulejos brancos e um balcão cheio de gelo, assim você pode escolher o seu peixe ou fruto do mar para ser preparado na hora, bem fresco e de acordo com os produtos da temporada. O Pecatore também oferece uma carta de vinhos que harmonizam perfeitamente com os pratos da casa. Além do ambiente e do serviço, outro destaque é a linda vista para o viaduto Santa Tereza e é por isso que o Pecatore foi o nosso escolhido para finalizar o roteiro da Sapucaí. 

 

SERVIÇO: Rua Sapucaí, 535, Floresta | Aberto terça a quarta, das 18h30 à 00h, quinta a sábado, das 18h30 à 01h, domingo, das 12h às 17h | Contato: (31) 2552-1450 |

 

 

________________________________________________

 

Curtiu? Então programe-se para visitar a Sapucaí e aproveitar as delícias de uma das ruas mais bonitas da capital.

 

Quer sugerir um roteiro? Envie um email para: contato@sigabh.com.br.

Vamos juntos descobrir uma cidade cada vez mais legal!

 

 

Please reload

Please reload